LED: Laboratório de Educação Digital
Nosso Objetivo
Realizar estudos para projetar e implementar um espaço educacional inovador que promova uma rede estruturante capaz de transformar salas de aula tradicionais e laboratórios de informática em ambientes maker interconectados, utilizando as TDIC com o objetivo de mediar o processo ensino-aprendizagem, estimular a criatividade e fomentar a autonomia dos estudantes.
Equipe
Processos Seletivos
Ficha Técnica
Nosso Propósito
O Laboratório de Educação Digital (LED) tem como propósito criar uma rede colaborativa para o desenvolvimento de pesquisas que viabilizem, promovam e aprimorem estratégias educacionais digitais, transformando as salas de aula e os laboratórios de informática em espaços maker, com o objetivo de utilizar as Tecnologias Digitais (TD) como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo é contribuir para a consolidação da cultura digital, visando uma educação de qualidade alinhada às tecnologias educacionais.
O LED busca integrar de forma efetiva as TDIC em todos os aspectos educacionais e administrativos da universidade, transformando se em um hub de aprendizado e inovação, dedicado à educação digital, dando fomento à pesquisa, a criação de conteúdo digital, formação de professores, acadêmicos, servidores técnicos administrativos e suporte técnico especializado.
As TD presentes no LED serão projetados para estimular a interação entre os estudantes e torná-los protagonistas do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente digital e interconectado.
Os 5 Pilares do LED
- Integrar a partir da lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que Institui a Política Nacional de Educação Digital, o uso das TD ao currículo dos diversos cursos da Unimontes, UEMG, IFNMG e UFVJM à prática cotidiana dos professor;
- Incentivar a formação e o engajamento dos educadores de todas as áreas do conhecimento e de abrangência das instituições parceiras da rede;
- Apoiar iniciativas que estimulem a participação dos estudantes nas atividades do processo ensino-aprendizagem;
- Fornecer suporte de TI as atividades realizadas;
- Valorizar a autonomia dos professores e estudantes para quem ensinem e aprendam, com as práticas delineadas.
Objetivos Específicos
- Analisar as necessidades atuais da educação em relação à integração de TDIC e ambientes maker, identificando tendências pedagógicas que respaldem o design do espaço;
- Realizar estudos para integrar as TDIC como dispositivos interativos, projeções interativas e estações de trabalho maker e estudos de caso para examinar como as TDIC e os ambientes maker influenciam a aprendizagem, criatividade e autonomia;
- Desenvolver uma plataforma digital que permita a interconexão de dispositivos e a colaboração entre estudantes e professores;
- Integrar sistemas de gerenciamento de aprendizagem para acesso a recursos e avaliações;
- Criar conteúdo educacional interativo que aproveite as capacidades das TDIC;
- Desenvolver projetos maker que incentivem a exploração, experimentação e criação por parte dos estudantes;
- Desenvolver programas de treinamento para formar educadores para utilizarem as TDIC e recursos maker;
- Coletar dados sobre o desempenho dos estudantes, engajamento e satisfação antes e depois da implementação do espaço; e
- Compartilhar os resultados da pesquisa por meio de publicações acadêmicas, workshops e conferências.
Contato
Localização
Contato em caso de interesse para o LED: Laboratório de Educação Digital
Contato: Profª. Christine Martins de Matos
Cargo função: Diretora
Contato: Profª. Drª. Fábia Magali Santos Vieira
Cargo função: Coordenadora de Projetos
Contato: Prof. Alcino Franco de Moura Junior
Cargo função: Coordenador Adjunto de Projetos
E-mail: led@unimontes.br
Telefone: 3229-8009
LED: Laboratório de Educação Digital
Centro de Educação a Distância da Unimontes– Prédio 7 – 1º e 2º andar
Avenida Rui Braga, S/Nº – Campus Universitário Campus Darcy Ribeiro – Vila Mauricéia – Montes Claros/MG CEP: 39401-089