LED: Laboratório de Educação Digital

Nosso Objetivo

Realizar estudos para projetar e implementar um espaço educacional inovador que promova uma rede estruturante capaz de transformar salas de aula tradicionais e laboratórios de informática em ambientes maker interconectados, utilizando as TDIC com o objetivo de mediar o processo ensino-aprendizagem, estimular a criatividade e fomentar a autonomia dos estudantes.

Equipe

Processos Seletivos

Ficha Técnica

Nosso Propósito

O Laboratório de Educação Digital (LED) tem como propósito criar uma rede colaborativa para o desenvolvimento de pesquisas que viabilizem, promovam e aprimorem estratégias educacionais digitais, transformando as salas de aula e os laboratórios de informática em espaços maker, com o objetivo de utilizar as Tecnologias Digitais (TD) como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo é contribuir para a consolidação da cultura digital, visando uma educação de qualidade alinhada às tecnologias educacionais.

O LED busca integrar de forma efetiva as TDIC em todos os aspectos educacionais e administrativos da universidade, transformando se em um hub de aprendizado e inovação, dedicado à educação digital, dando fomento à pesquisa, a criação de conteúdo digital, formação de professores, acadêmicos, servidores técnicos administrativos e suporte técnico especializado.

As TD presentes no LED serão projetados para estimular a interação entre os estudantes e torná-los protagonistas do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente digital e interconectado.

  1. Integrar a partir da lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que Institui a Política Nacional de Educação Digital, o uso das TD ao currículo dos diversos cursos da Unimontes, UEMG, IFNMG e UFVJM à prática cotidiana dos professor;
  2. Incentivar a formação e o engajamento dos educadores de todas as áreas do conhecimento e de abrangência das instituições parceiras da rede;
  3. Apoiar iniciativas que estimulem a participação dos estudantes nas atividades do processo ensino-aprendizagem;
  4. Fornecer suporte de TI as atividades realizadas;
  5. Valorizar a autonomia dos professores e estudantes para quem ensinem e aprendam, com as práticas delineadas.
  • Analisar as necessidades atuais da educação em relação à integração de TDIC e ambientes maker, identificando tendências pedagógicas que respaldem o design do espaço;

  • Realizar estudos para integrar as TDIC como dispositivos interativos, projeções interativas e estações de trabalho maker e estudos de caso para examinar como as TDIC e os ambientes maker influenciam a aprendizagem, criatividade e autonomia;

  •  Desenvolver uma plataforma digital que permita a interconexão de dispositivos e a colaboração entre estudantes e professores;

  • Integrar sistemas de gerenciamento de aprendizagem para acesso a recursos e avaliações;

  • Criar conteúdo educacional interativo que aproveite as capacidades das TDIC;

  • Desenvolver projetos maker que incentivem a exploração, experimentação e criação por parte dos estudantes;

  • Desenvolver programas de treinamento para formar educadores para utilizarem as TDIC e recursos maker;

  • Coletar dados sobre o desempenho dos estudantes, engajamento e satisfação antes e depois da implementação do espaço; e

  • Compartilhar os resultados da pesquisa por meio de publicações acadêmicas, workshops e conferências.

Contato

Localização

Contato em caso de interesse para o LED: Laboratório de Educação Digital

Contato: Profª. Christine Martins de Matos

Cargo função: Diretora

 

Contato: Profª. Drª. Fábia Magali Santos Vieira

Cargo função: Coordenadora de Projetos

 

Contato: Prof. Alcino Franco de Moura Junior

Cargo função: Coordenador Adjunto de Projetos

 

E-mail: led@unimontes.br

Telefone: 3229-8009

LED: Laboratório de Educação Digital

Centro de Educação a Distância da Unimontes– Prédio 7 – 1º e 2º andar

Avenida Rui Braga, S/Nº – Campus Universitário Campus Darcy Ribeiro – Vila Mauricéia – Montes Claros/MG CEP: 39401-089 

Rolar para cima