Educar: Laboratório Multiusuário de Tenologias Digitais na Educação
No Educar, temos como objetivo:
Expandir as pesquisas, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias digitais na área da educação do Educar: Laboratório Interdisciplinar e Multiusuário de Tecnologias da Educação e também ampliando o ambiente colaborativo de pesquisa, onde pesquisadores, professores e estudantes das diferentes instituições possam compartilhar conhecimentos e colaborar em projetos relacionados à educação e tecnologias digitais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.
Nossos Minicursos
Linhas de Pesquisa
Equipe
Ficha Técnica
Área de Atuação
O Educar é um laboratório multiusuário e interdisciplinar de tecnologias digitais aplicadas à Educação, vinculado ao Centro de Ciências Humanas da Unimontes e atua como um núcleo tecnológico compartilhado entre vários grupos de estudos na pesquisa, experimentação e desenvolvimento de soluções digitais aplicadas à educação. O laboratório mantém e compartilha espaços e equipamentos que auxiliam estudos sobre intervenções pedagógicas na área de Linguagens e Letramentos suportados por aparatos digitais. O núcleo também busca capacitar professores e alunos de diversas áreas no uso dessas tecnologias digitais educacionais, proporcionando cursos, palestras, competições, eventos e discussões. Assim, o Educar cumpre sua missão de aprimorar e promover práticas pedagógicas dinâmicas, modernas e apoiadas em tecnologias digitais inovadoras e disruptivas voltadas para aplicação do processo de ensino-aprendizagem.
Linhas de Pesquisa
- Letramento e Alfabetização digital
- Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Digital Didático
- Metodologias para aplicação de conteúdos digitais na Prática Pedagógica
- Educação a Distância
- Gamificação
- Robótica
- Realidade Expandida aplicada à Educação
- Desenvolvimento e estudos de tecnologias assistivas para fins educacionais
Descrição Das Principais Técnicas e Serviços Disponíveis
- Disponibilidade de computadores de alto desempenho para estudo e criação de conteúdos digitais
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Serviço de manutenção dos recursos laboratoriais
- Gravação, edição e transmissão de vídeo aulas e podcasts.
- Criação de e-books e materiais didáticos digitais e interativos
- Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
- Treinamento e estudo de técnicas para uso de Lousa digital
- Oficina Maker
- Torneios de robótica
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
- Modelagem de Ambientes em 3D
- Práticas com Realidade Expandida (realidade virtual, aumentada e mista)
- Apoio à produção de trabalhos acadêmico-científicos
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica (palestras, oficinas e minicursos)
- Estudo de plataformas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Estudos para aplicação de Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem
- Estudo, aplicação e desenvolvimento de tecnologias digitais assistivas para melhoria da acessibilidade e inclusão.
Equipamentos
DESCRIÇÃO:
- Kit Lego para robótica
APLICAÇÃO:
- Torneios de robótica
- Programação
- Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Computadores de alto desempenho e Lousas Digitais
APLICAÇÃO:
- Eventos para capacitações.
- Estudo e criação de conteúdos digitais.
- Aplicação de Práticas Pedagógicas digitais.
DESCRIÇÃO:
- Plataformas para eventos didáticos
APLICAÇÃO:
- Torneios de robótica
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Aparelhos para Aplicação de Conteúdos Pedagógicos Digitais
APLICAÇÃO:
- Criação de e-books e materiais didáticos digitais e interativos
- Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
- Oficina Maker
- Programação e Montagem com Lego Education
- Práticas com Realidade Expandida
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Notebooks de alto desempenho para práticas pedagógicas digitais e empréstimo
APLICAÇÃO:
- Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
- Oficina Maker
- Programação e Montagem com Lego Education
- Práticas com Realidade Expandida
DESCRIÇÃO:
- Estúdio contendo câmera, placa de captura, computador, microfone de mesa e headset para gravação e transmissão de vídeo aulas
APLICAÇÃO:
- Disponibilidade de computadores de alto desempenho para estudo e criação de conteúdos digitais
- Gravação, edição e transmissão de vídeo aulas e podcasts
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica
DESCRIÇÃO:
- Equipamento para modelagem 3D, design gráfico e criação de logos
APLICAÇÃO:
- Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
- Modelagem de Ambientes em 3D
DESCRIÇÃO:
- Computadores para desenvolvimento e transmissões
APLICAÇÃO:
- Disponibilidade de computadores de alto desempenho para estudo e criação de conteúdos digitais
- Gravação, edição e transmissão de vídeo aulas e podcasts
- Criação de e-books e materiais didáticos digitais e interativos
- Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
- Modelagem de Ambientes em 3D
- Práticas com Realidade Expandida
- Estudos para aplicação de Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem
- Estudo, aplicação e desenvolvimento de tecnologias digitais assistivas para melhoria da acessibilidade e inclusão.
DESCRIÇÃO:
- Equipamentos para possibilitar a prática de produções Maker no laboratório. Contendo furadeira, parafusadeira, kits de ferramentas e ferro de solda
APLICAÇÃO:
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Oficina Maker
- Torneios de robótica
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Utilizada para desenvolver e prototipar dispositivos e objetos inovadores, promover pesquisas em áreas como robótica, tecnologia assistiva e automação, além de possibilitar a produção de materiais didáticos e modelos para uso em aulas e treinamentos
APLICAÇÃO:
- Oficina Maker
- Torneios de robótica
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Kit de eletrônica para trabalhar com oficinas Maker e lógica de programação no laboratório
APLICAÇÃO:
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Oficina Maker
- Torneios de robótica
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Kit de microprocessadores e adaptadores para trabalhar com lógica de programação, automação, oficinas Maker, robótica e eletrônica
APLICAÇÃO:
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Oficina Maker
- Torneios de robótica
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica
- Programação e Montagem de protótipos robóticos
DESCRIÇÃO:
- Televisores para utilização em minicursos, oficinas e eventos pedagógicos e práticas com realidade expandida.
APLICAÇÃO:
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Práticas com Realidade Expandida
- Modelagem de Ambientes em 3D
- Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica
DESCRIÇÃO:
- Carrinhos para armazenamento dos notebooks que são utilizados no laboratório
APLICAÇÃO:
- Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
- Serviço de manutenção dos recursos laboratoriais
- Disponibilidade de computadores de alto desempenho para estudo e criação de conteúdos digitais
Contato
Localização
Contato em caso de interesse para uso do Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação
Contato: Profª. Drª. Fábia Magali Santos Vieira
Cargo função: Coordenadora
E-mail: educar@unimontes.br
Telefone: (38) 3229-8009
Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação
Centro de Ciências Humanas – CCH – Prédio 2 – Salas 03, 06 e 07
Avenida Rui Braga, S/Nº – Campus Universitário Campus Darcy Ribeiro – Vila Mauricéia – Montes Claros/MG CEP: 39401-089