- Version
- Download 2
- Tamanho do Arquivo 260.98 KB
- File Count 1
- Data de Criação 19 de dezembro de 2024
- Ultima Atualização 19 de dezembro de 2024
NAVEGANDO COM SEGURANÇA NA INTERNET... (2024)
Título: NAVEGANDO COM SEGURANÇA NA INTERNET PROJETO WEB GUARDIANS PERFIL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores: Bianca Souza Duarte, Lérica Maria Mendes Veloso, Izabela Soares de Souza, Fábia Magali Santos Vieira, Maria Clara Gonçalves Oliveira, Eliana Ventura dos Santos Cunha e João Pedro dos Reis Freitas.
Categoria: Resumo expandido
Instituição: UNIMONTES
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Educação Básica; Internet.
Data: --/09/2024
Resumo:
O avanço das tecnologias digitais e o crescente acesso à internet por crianças e adolescentes destacam a importância de projetos como o "Web Guardians: Navegando com Segurança na Internet". Desenvolvido pelo Educar, da Unimontes, e financiado pela FAPEMIG, o projeto visa promover o uso consciente e seguro da internet, enfatizando temas como segurança online e cidadania digital. Em sua fase piloto, com 208 estudantes da educação básica, os dados revelaram que 89% têm acesso à internet, sendo 95% via smartphones e 88% em casa, com um uso excessivo de mais de seis horas diárias. O estudo apontou desafios como a falta de acesso nas escolas e o uso limitado de mediação parental, destacando a necessidade de reavaliar práticas educativas na era digital.
Os resultados iniciais também ressaltam que o uso excessivo da internet, embora favoreça a aprendizagem personalizada, pode trazer riscos à segurança e ao desenvolvimento infantil, conforme alerta a Sociedade Brasileira de Pediatria. Apesar de leis como a LGPD e a criminalização de delitos virtuais, crianças ainda estão expostas a práticas nocivas. Assim, o projeto Web Guardians busca integrar discussões sobre segurança digital no currículo escolar, capacitando educadores e promovendo uma cultura de responsabilidade digital. A continuidade desse trabalho tem o potencial de criar um ambiente digital mais seguro e inspirar novas iniciativas na área.
Acesse a página da equipe responsável