- Version
- Download 2
- Tamanho do Arquivo 4.63 MB
- File Count 1
- Data de Criação 18 de dezembro de 2024
- Ultima Atualização 18 de dezembro de 2024
USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ... (2024)
Título: USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ PARA UMA ANÁLISE TEXTUAL SOBRE IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA
Autores: Tharley Eustáquio da Mota Silva, Fabia Magali Santos Vieira, Alcino Franco de Moura Júnior.
Categoria: Versão Final - Artigo completo
Instituição: UNIMONTES
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Docência; Iramuteq; Análise Textual
Data: 18/11/2024
Resumo:
O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação está ganhando destaque, com potencial para transformar o ensino por meio da personalização do aprendizado, feedback instantâneo e automação de tarefas administrativas. No entanto, desafios éticos e práticos, como a desumanização da educação e a privacidade dos dados, precisam ser considerados. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que analisa como as inovações em IA estão sendo aplicadas à docência e discute as demandas futuras para a formação e atuação docente em um ambiente onde IA, professores e alunos coexistem. Utilizando o software IRAMUTEQ para uma análise textual de dez artigos publicados entre 2020 e 2023, o estudo identifica as palavras mais comuns e suas relações semânticas, revelando que a IA é vista como uma ferramenta capaz de personalizar o ensino e fornecer feedback imediato. Contudo, a falta de formação adequada e a resistência à mudança são barreiras significativas. Os resultados sugerem que, para que a IA traga benefícios reais à educação, é essencial um suporte contínuo e formação adequada para os professores, além de uma abordagem ética que mitigue os desafios emergentes com a crescente implementação da IA nas salas de aula.